Feeds RSS
Feeds RSS

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

MEDIDAS DE TEMPO - AS HORAS



Quem nunca ouviu as expressões. "Hoje o tempo nunca mais passa.", "Tens 5 minutos para acabar o exercício.". O que nos indicam? A primeira é característica do tempo subjetivo, enquanto que a segunda, por nos ser dada por um instrumento de medida – o relógio, identifica o tempo objetivo.
O tempo é uma grandeza difícil de ensinar, pois trata-se de algo que não é "palpável". Como medir o tempo?
A medição desta grandeza foi sofrendo várias alterações ao longo dos tempos. Para medir o tempo já se recorreu ao Sol, à água, à areia, mas nos dias que correm usamos calendários e relógios.
Uma das coisas que as crianças mais gostam é quando começam a aprender as horas. Assim na nossa sala iniciámos a sua aprendizagem através do jogo “Que horas são?”, no qual um aluno, por vez, deveria dizer uma determinada hora e o colega tinha como tarefa representar a mesma no relógio analógico (ponteiros). Depois o jogo continuou, com a proposta de que ao pedido da professora o aluno escolhido pelo grupo teria que representar no relógio exposto no quadro uma determinada hora. No final, ainda realizámos um registo no caderno.

0 comentários:

Enviar um comentário

Animated Blue Pencil