Feeds RSS
Feeds RSS

sexta-feira, 27 de abril de 2012

DISSOLUÇÃO EM LÍQUIDOS

A nossa turma fez várias experiências sobre a dissolução. Foi uma aula muito interessante porque aprendemos novos termos e chegámos a conclusões, a partir de factos.
Foi a nossa primeira abordagem ao tema da dissolução, onde os alunos manifestaram as suas opiniões relativamente a vários solutos: açúcar, arroz, azeite e sal. O solvente utilizado foi a água.
Enquanto aguardavam para ver o resultado, realizaram algumas tarefas numa ficha de trabalho do manual escolar e numa tabela.
No final, os alunos puderam verificar quais os solutos que se dissolviam na água, os que se dissolviam parcialmente e os que não se dissolviam. 

A MORCEGAR


A nossa turma na disciplina de Área de Projeto, desenvolveu a atividade integrada no Ano Internacional do Morcego... Andámos “A Morcegar”... e foi muito interessante, porque ficámos a conhecer um bocadinho melhor esses amigos. Confessamos que não sabíamos muito sobre os morcegos, e até nem os achávamos muito simpáticos... alguns de nós até tinhamos um bocadinho de medo.
O que sabíamos sobre morcegos:
- Sabíamos que voavam e que de dia não os víamos.
- Também sabíamos que viviam em grutas e dormiam com a cabeça para baixo.
O que aprendemos:
- Que existem muitas espécies de morcegos;
- A cara deles varia de espécie para espécie e também a alimentação. Há morcegos com cara de raposa, de porco, de rato, de cão, …
- Uns comem frutos, outros pequenos animais, outros insectos, outros pólen de flores, …
- Dormem todos muito juntinhos para não terem frio, presos pelos pés e com a cabeça para baixo.
- As casas deles são as grutas ou os sótãos das casas velhas.
- Têm o corpo com pêlo como os ratos e, quando são pequeninos, mamam leitinho nas maminhas da mãe morcego.
- Os olhos deles só vêem de noite.
Aqui ficam as imagens da primeira exposição de trabalhos sobre os nossos amigos morcegos, pois não vamos ficar por aqui…


DINHEIRO


Para os alunos, esta grandeza não está ao mesmo nível das outras; não está directamente ligada à medida, uma vez que eles recorrem ao dinheiro para comprar o que querem e não para medir.
É a partir de situações do quotidiano e dos conhecimentos que os alunos já têm do dinheiro que estes vão compreendê-lo como uma grandeza; vão perceber quantas moedas de um tipo são necessárias para perfazer outra ou atingir um determinado valor que corresponde a um preço.
Assim na sala de aula realizámos algumas actividades.
Aqui ficam as imagens.


sexta-feira, 20 de abril de 2012

UNS ÓCULOS PARA A RITA



No âmbito do Plano Nacional de Leitura andámos a trabalhar o livro "Uns óculos para a Rita" de Luísa Ducla Soares. O trabalho com este livro foi realizado em quatro etapas.
1ª -Observação do livro, nomeadamente a capa, a contracapa, a lombada e a folha de rosto. Foi muito importante este trabalho, porque assim ficámos a saber que estas partes do livro nos dão muitas informações
2ª -Depois de ouvirmos a história fizemos o reconto oral.
Também falámos sobre a importância das crianças que vêem mal usarem óculos.
3ª -Construímos os nossos próprios óculos, tão coloridos que pareciam mesmo caixilhos para os nossos lindos olhos.
4ª -A última etapa consistiu em tirar uma foto com os nossos óculos e em preparar a exposição final.



sexta-feira, 13 de abril de 2012

ANO DO MORCEGO

Em março de 2011 foi oficialmente inaugurado o Ano Internacional do Morcego, com o intuito de dar a conhecer, especialmente, aos mais jovens, esse mamífero extraordinário que "transformou uma mão numa asa" e "usa uma coisa parecida com um sonar para detectar as suas presas e para se deslocar no escuro".
Em Portugal, existem 27 espécies de morcegos, que "voam à noite e em silêncio". Tais morcegos são verdadeiros controladores de pragas, pois alimentam-se de grandes quantidades de insectos diariamente; além disso, contribuem na dispersão das sementes dos frutos que consomem.





CLICA NO MORCEGO.
Animated Blue Pencil